Programação do Evento e Atividades Formativas
A ‘Mostra Caixola de Cinema Para as Infâncias’ retorna às telonas de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, entre os dias 20 e 26 de fevereiro, com uma agenda repleta de exibições cinematográficas e atividades educativas. O evento, que é gratuito, ocorrerá na Estação da Cultura e nas comunidades rurais de Caraíbas, Ipojuca e Assentamento Pedra Vermelha. As sessões estão equipadas com intérprete e tradutor de Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo e ensurdecido.
A 3ª edição da Mostra Caixola convida a uma reflexão sobre as infâncias, oferecendo um olhar diversificado sobre como o cinema pode ajudar a compreender e expandir a visão de mundo das crianças. A programação inclui não apenas filmes voltados para o público infantil, mas também obras de classificação livre que dialogam com os conceitos de infância plural e multicultural. As produções foram selecionadas de diferentes regiões do Brasil, apresentando uma rica tapeçaria de culturas, sotaques e modos de viver.
“O cinema nas infâncias é uma ferramenta poderosa para construir, refletir e solidificar o conhecimento. O cuidado no processo curatorial da Mostra Caixola nos permite acessar olhares variados sobre o que é ser criança no Brasil. Nosso objetivo é contribuir para a formação do público infantil de maneira contínua, despertando a sensibilidade e o encantamento pela arte e suas infinitas possibilidades”, declarou Caroline Arcoverde, uma das responsáveis pela curadoria e produção do evento.
Atividades Educativas para Crianças e Educadores
Além das exibições de filmes, a Mostra Caixola também promoverá duas atividades formativas que buscam envolver não apenas as crianças, mas também educadores. A Oficina Brincadeiras Animadas, conduzida por Paulo Leonardo, artista visual e animador, oferecerá uma experiência prática em animação para jovens a partir dos 12 anos, alunos da rede pública no distrito de Caraíbas. Essa oficina está programada para ocorrer de 23 a 26 de fevereiro.
Outro destaque será o bate-papo “Cinema Brasileiro para a Escola”, que ocorrerá no dia 23 de fevereiro e será mediado por Bruna Tavares, produtora cultural e programadora do Cine São José. O workshop trará estratégias inovadoras para educadores sobre a aplicação da Lei 13.006/14, que estabelece a exibição de, pelo menos, duas horas de filmes nacionais mensalmente nas escolas de educação básica.
Programação Completa e Detalhes dos Filmes
A programação da mostra se destaca pela variedade de curtas-metragens e documentários de diferentes partes do Brasil. No dia 20 de fevereiro, a Estação da Cultura receberá:
- Boi Brinquedo – 23′ – Mestre Martonio Holanda – Sobral/CE
- Bem de Perto – 10’35” – Alunos da EM Senhora Santana/Instituto Marlin Azul – Rio Grande do Norte e Espírito Santo
- Um Dia Havia de Ver o Mar – 19’32” – Odília Nunes – Ingazeira/PE
No dia 21, as exibições acontecem em Caraíbas, com filmes como Saber Brincar de Leticia Diniz, e Céu de Areia, entre outros. Já em Ipojuca, no dia 22, o público poderá assistir a obras como Pé de Chinelo e Re Te Tei – O Filme.
O encerramento na Estação da Cultura, no dia 26 de fevereiro, contará com os curtas Samba Infinito e Lá na Frente, entre outros.
Realização e Apoios
A Mostra Caixola de Cinema é uma realização do Teatro de Retalhos, em parceria com a Pajeú Filmes, e conta com o apoio da Estação da Cultura, produção da Toró de Ideias e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. A proposta é promover uma conexão entre arte, educação e entretenimento, essencial para o desenvolvimento cultural das crianças.
