Oportunidade Imperdível para Estudantes
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou, nesta segunda-feira (9), uma nova seleção para o programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). Estão disponíveis 13 mil vagas para estudantes que queiram atuar como estagiários nas áreas de língua portuguesa e matemática em todo o estado paulista. Os candidatos devem ser alunos da 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de março.
Para participar, os interessados devem atender a alguns critérios, como ter pelo menos 14 anos e ter uma frequência mínima de 85% no último ano letivo. Além disso, o desempenho nas avaliações da rede também é um parâmetro importante. Para os alunos da 1ª série, será levado em conta o resultado da prova do 9º ano, realizada em 2025, através do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Já os estudantes da 2ª e 3ª séries deverão ter suas notas baseadas nas avaliações das 1ª e 2ª séries, que também são do Provão Paulista Seriado e ocorrerão em 2025.
Benefícios e Carga Horária dos Estágios
Aqueles que forem aprovados no processo seletivo receberão bolsas que variam de R$ 307,36 para uma carga de oito horas semanais a R$ 576,30 para 16 horas semanais, com o estágio tendo duração de até 10 meses. As atividades incluirão monitorias, planejamento de aulas e participação na trilha de formação Multiplica Aluno Monitor, que inicia em 9 de março.
Os alunos monitores terão uma função fundamental de apoio aos professores nas aulas de orientação de estudos, tanto de língua portuguesa quanto de matemática. Este componente é parte da grade curricular dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio. Nas escolas em tempo integral, também participam alunos da 1ª e 2ª séries. A atividade principal consiste em acompanhar grupos de 10 a 20 alunos, ajudando no engajamento e na aprendizagem dos conteúdos do ano letivo, assim como na superação de defasagens de aprendizado.
Escolha de Aulas e Recrutamento de Monitores
Os estudantes devem escolher entre atuar no apoio a matemática ou língua portuguesa. Para complementar a carga horária, as escolas têm a liberdade de organizar grupos de estudo e plantões de dúvidas. A responsabilidade pelo recrutamento e seleção dos monitores recai sobre os gestores escolares, que devem considerar as séries dos alunos:
- Monitores da 1ª série: podem atender alunos do 6º e 9º anos do Fundamental e da 1ª série do Médio.
- Monitores da 2ª série: podem atender alunos do 6º e 9º anos do Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Médio.
- Monitores da 3ª série: podem atender alunos do 6º e 9º anos do Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Médio.
Inscrições: Passo a Passo
Para se inscrever no programa Aluno Monitor do BEEM, os alunos devem acessar o site da Secretaria Escolar Digital (SED). O processo de inscrição consiste em:
- Acessar a SED;
- Clicar em “Aluno” no menu lateral esquerdo;
- Clicar em “Aluno Monitor” > “Inscrição”;
- Selecionar “Edital – Aluno Monitor do BEEM 2026”;
- Confirmar a inscrição.
Os candidatos que atenderem aos critérios de seleção serão convocados para uma entrevista com as bancas examinadoras nas escolas, uma etapa que possui caráter eliminatório. O edital completo pode ser consultado na edição de 5 de fevereiro do Diário Oficial do Estado.
Avaliação e Monitoramento dos Estudantes
O desempenho dos monitores será monitorado por um coordenador da escola e pelo professor de orientação de estudos. Para garantir a qualidade das atividades, serão utilizados indicadores de aprendizagem, como resultados na plataforma Tarefa SP, na Prova Paulista e no simulado Saeb. Para receber a bolsa, os monitores deverão enviar um relatório mensal detalhando as atividades desenvolvidas com os alunos acompanhados, que estará sujeito à aprovação da unidade escolar.
