Eliminatórias em Andamento e Vagas em Disputa
A recente Data FIFA de outubro trouxe boas notícias para dez seleções, que garantiram suas vagas na Copa do Mundo de 2026, elevando para 28 o total de países confirmados na disputa do próximo ano. Nessa última semana, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, Inglaterra, África do Sul, Senegal, Costa do Marfim, Catar e Arábia Saudita comemoraram a classificação.
Com apenas duas Datas FIFA restantes — em novembro de 2025 e março de 2026 —, 58 seleções ainda têm a esperança de conquistar uma das 20 vagas disponíveis. Dessas, 15 são da Europa, três da Concacaf e duas que virão por meio da repescagem mundial.
Na próxima Data FIFA, programada para novembro, mais 11 seleções da Uefa deverão se classificar, além de três da Concacaf. Esse período também revelará as 16 equipes que participarão da repescagem europeia, que ocorrerá em março, onde quatro vagas para a Copa estão em jogo. Da mesma forma, representantes da Concacaf (duas), África (uma) e Ásia (uma) serão definidas para a repescagem mundial.
Vale lembrar que, até o momento, apenas a Bolívia (Conmebol) e Nova Caledônia (Oceania) estão confirmadas para a repescagem intercontinental, que contará com seis seleções disputando as duas últimas vagas.
Entre as seis confederações continentais, apenas a América do Sul e a Oceania já concluíram suas competições de classificação para a Copa do Mundo. Confira a seguir o calendário restante das Eliminatórias e a situação de cada confederação.
Acompanhe o Calendário das Eliminatórias
De 13 a 18 de novembro:
Europa – Duas rodadas finais da fase de grupos, com 11 vagas para a Copa e 16 para a repescagem continental em disputa.
África – Semifinais e final da repescagem continental, onde uma vaga para a repescagem mundial será definida.
Ásia – Final da repescagem continental, que também dará uma vaga para a repescagem mundial.
América do Norte, Central e Caribe – As duas rodadas finais da terceira fase ocorrerão, com três vagas na Copa e duas para a repescagem mundial.
Março de 2026:
Semifinais e finais da repescagem mundial, envolvendo seis seleções divididas em dois caminhos, onde cada chaveamento contará com uma seleção cabeça de chave que entrará diretamente na final.
Classificações e Situações das Seleções
Atualmente, as seleções já classificadas incluem Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai. A Bolívia participará da repescagem mundial e a Nova Zelândia está confirmada, assim como Nova Caledônia. A Inglaterra, por sua vez, já garantiu sua vaga.
No total, 15 vagas ainda estão em disputa, com 39 seleções ainda sonhando com a classificação, entre elas, Alemanha, Eslováquia, Irlanda do Norte, Suíça e França. Na África, Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia já estão asseguradas, enquanto Camarões, Congo, Gabão e Nigéria buscam uma vaga na repescagem continental.
Na Ásia, as classificadas até o momento são Arábia Saudita, Catar, Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia e Austrália, sendo que os Emirados Árabes Unidos e o Iraque também brigam pela repescagem. Na Concacaf, o Canadá, os Estados Unidos e o México já estão confirmados como anfitriões, mas três vagas ainda estão em disputa e duas irão para a repescagem continental, com 11 seleções ainda na luta.
As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 prometem muitas emoções e surpresas à medida que as seleções se aproximam do grande torneio. A expectativa é alta, e os torcedores já estão ansiosos para acompanhar os próximos passos de suas equipes favoritas.