Uma Revisão Para Todos
A inclusão e a acessibilidade foram os pilares centrais da maior revisão final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Brasil, realizada em Sergipe. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) no dia 7 de abril, teve como foco garantir que estudantes com necessidades especiais pudessem participar ativamente do processo de preparação para esse exame crucial. Profissionais qualificados estiveram à disposição para apoiar esses alunos, assegurando um ambiente propício para o aprendizado e a absorção de conteúdos essenciais.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, abordou a relevância da inclusão na educação pública, especialmente em momentos decisivos como este. Sobral afirmou: “Quando falamos em acessibilidade, não nos limitamos a aspectos físicos, como rampas ou elevadores, embora sejam essenciais. A verdadeira acessibilidade envolve a capacidade de estar em um ambiente em que o estudante se sinta acolhido, compreendido e capaz de participar plenamente.”
Parceria Inédita com o Ipaese
Uma das inovações desse evento foi a colaboração com o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), marcando a primeira vez que a Seed conta com essa parceria. A iniciativa permitiu que cerca de 20 alunos do Instituto, acompanhados por intérpretes, se juntassem a estudantes da rede estadual, promovendo uma igualdade real de condições e acesso ao conhecimento.
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O Ipaese é reconhecido como a única escola bilíngue para surdos do estado e a única no Nordeste a abranger toda a Educação Básica. Ana Beatriz Casado, aluna do Ipaese, expressou sua empolgação: “É minha primeira vez aqui e estou muito animada. Espero aprender o máximo possível e aproveitar todas as dicas e estratégias para a prova. Esse momento é crucial para mim.”
A Importância do Acolhimento
A política de inclusão da Seed foi aprovada pelos alunos que participaram do aulão. Rafael Alves, estudante autista da 3ª série do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto e do Pré-Universitário de Nossa Senhora do Socorro, compartilhou sua experiência. Ele destacou como foi recebido e cuidado durante todo o processo: “Os professores e coordenadores estavam atentos às minhas necessidades, sempre se esforçando para tornar meu aprendizado o mais confortável possível. Isso fez toda a diferença na minha jornada.”
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Um Compromisso com a Educação Inclusiva
Para Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), o aumento da participação de estudantes com necessidades especiais é resultado de um esforço contínuo para acolhê-los e fortalecer sua confiança nas provas. Passos enfatizou: “Esse resultado é o fruto de um trabalho árduo e perseverante, visando garantir que todos se sintam bem-vindos e valorizados.”
O investimento do Governo de Sergipe em acessibilidade não apenas cumpre um papel legal e social, mas também promove equidade de oportunidades. Dessa forma, a revisão final do Enem se torna, de fato, uma oportunidade para que todos os estudantes possam escrever seu futuro no ensino superior.
