Viagem Estratégica do Presidente Brasileiro
Na manhã desta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia uma viagem à Ásia, que promete ser repleta de compromissos significativos. Antes do embarque, cresce a expectativa em torno do anúncio do novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), sendo Jorge Messias, atual advogado-geral da União, o nome mais cotado para assumir a vaga.
A agenda de Lula inclui reuniões com empresários e autoridades na Indonésia, além de sua participação na 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), que acontecerá na Malásia. Um dos principais objetivos do governo brasileiro nesta viagem é a possibilidade de uma reunião entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A primeira parada da viagem será em Jacarta, a capital indonésia, onde, na quinta-feira (23), o presidente se encontrará oficialmente com o presidente Prabowo Subianto. Juntos, eles assinarão atos e memorandos de cooperação que fortalecem as relações entre Brasil e Indonésia.
Na sequência, Lula terá um encontro com o secretário-geral da Asean, com a intenção de discutir prioridades para a relação entre o Brasil e o órgão internacional, evidenciando a importância do Brasil na dinâmica asiática.
Depois, na Malásia, o presidente receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional, seguido de um discurso sobre as relações internacionais entre as duas nações. O embaixador e diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, Everton Lucero, destacou que a visita à Malásia representa uma afirmação da presença brasileira na região: “Nós estamos aliando a nossa presença com voz ativa e interesse concreto em um país que é uma das regiões mais centrais da Ásia”.
Além da honraria, Lula agendou encontros oficiais com representantes do governo malaio e, na sexta-feira (25), assinará acordos de cooperação em áreas como ciência, tecnologia e inovação, conforme informações do Itamaraty.
À margem da Asean, que ocorrerá no domingo (26), Lula terá uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Este encontro tem como intuito dar continuidade a pautas discutidas previamente pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que visitou a Índia na semana passada. Durante a reunião, ambos os líderes deverão alinhar a participação do Brasil na cúpula de inteligência artificial programada para acontecer na Índia em fevereiro do próximo ano.