Fé, Arte e Memória se Entrelaçam nos Templos Históricos da Capital Paraibana
Os monumentos religiosos localizados no Centro Histórico de João Pessoa desempenham uma função essencial na valorização do turismo cultural da capital paraibana. Esses edifícios, que reúnem fé, arte e memória em um espaço urbano encantador, refletem uma arquitetura que atravessa séculos, do barroco ao neoclássico. Esses templos se tornaram patrimônios históricos, atraindo visitantes que buscam entender não apenas a religiosidade da região, mas também a rica história que moldou a cidade e seu povo. Este é o foco da segunda reportagem que destaca o turismo cultural em João Pessoa, reconhecida como a terceira cidade mais antiga do Brasil.
Na sua primeira visita à capital paraibana, os amigos Adriano Pinheiro e Renato Gomes, naturais de Brasília e farmacêuticos de profissão, ficaram cativados pelas belezas do Centro Histórico. “Compreender como tudo começou, o passado da cidade, é sempre enriquecedor. Cada detalhe nos conta uma história”, expressou Renato, após visitar a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde se encantou com a beleza do local. Adriano, por sua vez, não poupou elogios ao Centro Histórico. “As igrejas, os casarões antigos, os monumentos… tudo é de uma beleza impressionante”, destacou, admirando os detalhes da arquitetura do Centro Cultural São Francisco. “Imagino o quão trabalhoso deve ter sido construir tudo isso em tempos em que os recursos eram limitados”, refletiu.
A família mineira de Leila Beatriz, uma servidora pública, também escolheu o Centro Cultural São Francisco como um dos pontos altos de sua visita. Esta foi a terceira vez que visitaram João Pessoa, mas a primeira em que exploraram o Centro Histórico. “É uma área bem cuidada e repleta de belezas. Percebe-se uma preocupação com a preservação do patrimônio”, afirmou Leila. Juntamente com o esposo, o aposentado José Sebastião, e a filha Maria Cecília, eles aproveitaram para conhecer não só a Igreja de São Francisco, mas também o Mosteiro de São Bento e a Catedral Metropolitana. “A cada visita, nosso objetivo é descobrir lugares novos. Meu marido até sonha em se mudar de Uberaba para cá; ele adora a cidade”, comentou.
Um Roteiro Cultural e Histórico Rico
O motorista Cleidinaldo Corzenta fez sua primeira viagem a João Pessoa e não hesitou em incluir o roteiro cultural e histórico na sua agenda, que também incluiu momentos de lazer nas praias e no Parque Zoobotânico Arruda Câmara. Natural de São José dos Campos (SP), ele decidiu visitar a cidade após passar por lá a trabalho e aproveitar para visitar parentes. “Sou fã do turismo histórico. Ver o centro da cidade, as igrejas e conhecer as histórias do passado é fascinante. A Basílica de Nossa Senhora das Neves é particularmente linda, assim como outras igrejas aqui. Quero explorar ainda mais os prédios históricos”, compartilhou Cleidinaldo.
O Centro Histórico de João Pessoa abriga diversos monumentos religiosos, como a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Mosteiro de São Bento. Conheçamos um pouco da história de algumas dessas edificações.
Centro Cultural São Francisco: O Barroco em Destaque
Um dos mais significativos monumentos do barroco na América Latina, a história do Centro Cultural São Francisco (CCSF) remonta a 1589, com a fundação do convento franciscano na Paraíba. O convento atual foi construído em meados do século XVIII e seu complexo arquitetônico inclui a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio, além da Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (conhecida como Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um amplo adro com um cruzeiro.
O funcionamento do CCSF é de terça a sábado, das 9h às 17h (com intervalo das 12h30 às 13h30) e aos domingos, das 9h às 15h, sem intervalo. As visitas guiadas são realizadas em horários fixos e as visitas espontâneas permitem que os visitantes explorem o local à vontade. A entrada custa R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia-entrada) para idosos acima de 60 anos, crianças de oito a 12 anos, estudantes e professores. Crianças até sete anos têm gratuidade, mas essa não se aplica a excursões escolares, que devem consultar valores diretamente no Centro Cultural.
Catedral Basílica: Um Patrimônio de Séculos
A Catedral Basílica, que homenageia Nossa Senhora das Neves, foi inicialmente erguida em 1586 pelos colonizadores da Paraíba. Após algumas reformas e invasões, a atual construção, que data do período entre o final do século XVII e início do XVIII, mantém-se de pé há mais de 300 anos. Em 1997, após uma grande reforma, a igreja foi elevada à categoria de Basílica, sendo aberta à visitação gratuita de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com missas aos domingos em diversos horários.
Mosteiro de São Bento: História e Fé
Localizado na Avenida General Osório, o Mosteiro de São Bento, em estilo barroco, possui mais de 400 anos de história. Construído por monges beneditinos no século XVII, a igreja do mosteiro foi finalizada no século seguinte e está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 16h30.
Igreja da Misericórdia: Raízes Históricas
A Igreja da Misericórdia, uma das mais antigas de João Pessoa, estima-se que foi construída entre o final do século XVI e o início do século XVII, quando a cidade ainda era chamada Filipéia de Nossa Senhora das Neves. Este local representa uma das primeiras manifestações do barroco na região e era parte de um complexo que incluía a Santa Casa da Misericórdia. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com missas às 11h.
