O papel dos vendedores informais na movimentação financeira da festa popular
Os ambulantes têm um papel fundamental na dinâmica de grandes eventos públicos, oferecendo produtos e serviços que não apenas atendem ao público, mas também promovem uma significativa movimentação na economia local. Durante os quatro dias de Carnaval em Petrolina, organizado pela Prefeitura, a previsão é que aproximadamente R$ 39 milhões sejam injetados na economia da região.
Elson Soares de Souza, natural de Salvador e ambulante há mais de 20 anos, é um exemplo desse impacto. Vendendo chicletes em festas e eventos, Elson veio para Petrolina, construiu sua família e hoje conta com a ajuda dos filhos em seu trabalho. “Eu trabalho com isso todas as noites e finais de semana. Formei minha família e criei meus filhos sendo ambulante. Participar desses eventos aumenta muito o meu lucro”, ressalta.
Outro relato inspirador é o de Ivanilda Carvalho Batista, que, embora seja paraibana, vive em Petrolina há mais de três décadas. Ela é especializada em adereços e acessórios, adaptando sempre seu estoque de acordo com o perfil de cada festa. “Eu trabalho com adereços e acessórios, então minhas vendas são específicas para cada evento. Eu me programo, vejo o que vai sair mais e monto meu estoque”, afirma, com orgulho de sua organização.
No segmento de alimentação, João Luiz Silva Bonfim e sua esposa são conhecidos por sua banca de cachorro-quente. Natural de Juazeiro, ele destaca a relevância do Carnaval de Petrolina para o seu negócio. “São 25 anos vendendo comida em festas. No Carnaval, as vendas são muito boas. O nosso cadastro é específico, porque precisamos da liberação da Vigilância Sanitária, garantindo que o produto esteja dentro das normas”, explica.
Com mais de 30 anos de experiência, Francisco Souza Neto também trabalha ao lado da esposa na venda de espetinhos. “Eu já tive ponto fixo, mas o custo é alto e a gente fica preso ao local. Como ambulante, podemos levar nossos produtos para várias festas e, às vezes, lucrar mais em uma noite de evento do que em um ponto fixo”, relata, destacando as vantagens de sua escolha.
O Carnaval de Petrolina continua até esta terça-feira, apresentando uma programação diversificada que abrange três polos culturais, atendendo a todos os públicos. Para quem deseja conferir a agenda completa, ela está disponível no perfil oficial da prefeitura no Instagram, @prefeiturapetrolina.
