Partida marcada em meio a polêmicas
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho, confirmou que a partida entre Santa Cruz e Náutico está agendada para a próxima quarta-feira. Em declarações realizadas na manhã desta segunda-feira, Evandro afirmou que fez um apelo às 7h para que Náutico e Sport se posicionassem oficialmente sobre a possibilidade de mudança da data. “Seria ótimo para mim se eles aceitassem (a alteração), mas se opuseram. Se não há acordo, o jogo será mesmo na quarta-feira, sob pena de anularmos o campeonato e o que discutimos com os clubes”, argumentou o presidente.
Após essa declaração, o Santa Cruz protocolou um ofício solicitando a alteração de data, sugerindo o dia 18 de fevereiro, que coincide com a quarta-feira de cinzas. O pedido se baseia em dois artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC).
O primeiro deles, o artigo 32, indica que “as partidas das semifinais e finais do Pernambucano A1 – 2026 somente poderão ser realizadas em estádios cuja capacidade mínima de público seja de 10.000 (dez mil) espectadores sentados, independentemente da autorização ou não da venda de ingresso.” O parágrafo 1º deste artigo complementa que, caso a capacidade autorizada pelos órgãos competentes seja inferior à exigida, o estádio não pode ser utilizado e deve ser substituído por outro que atenda às exigências.
Já o artigo 23 prevê que “os prazos fixados neste artigo podem ser flexibilizados por motivo de força maior, ou caso o fato gerador do pedido se concretize quando já ultrapassado o prazo de antecedência, ou em caso de modificação por iniciativa da FPF.”
