Capacitação para Agentes Culturais em Tubarão
Com a intenção de capacitar os agentes culturais locais na captação de recursos e na profissionalização do setor, o Museu Ferroviário de Tubarão, em colaboração com a Fundação de Cultura, promove a oficina intitulada “Projetos Culturais: Conceito | Estrutura | Escrita”. O evento, que ocorrerá no dia 19 de fevereiro, às 18 horas, no auditório da CDL, é gratuito e aberto a todos os interessados.
Segundo Alyson Oliveira, diretor-presidente da Fundação de Cultura, “a qualificação dos agentes culturais de Tubarão é fundamental para fortalecer a produção artística e ampliar o acesso aos recursos disponíveis para o setor”. Essa visão ressalta a importância de iniciativas que visem a capacitação e o desenvolvimento do potencial criativo da região.
A oficina está inserida no Programa Educativo e Cultural do Museu Ferroviário, especificamente no Eixo de Economia Criativa e Empreendedorismo Cultural. O formato do curso é parte das Ações de Formação Continuada, que atendem a uma demanda crescente do setor por capacitação técnica, especialmente no que tange à transformação de ideias artísticas em projetos estruturados, aptos a participar de editais e leis de incentivo.
As facilitadoras da oficina serão Larisa Hemkemeier, especialista em elaboração de projetos e captação de recursos, e a museóloga Silvana de Souza. Juntas, elas apresentarão ferramentas práticas que desmistificarão a escrita de propostas, abordando desde a concepção do conceito inicial até o preenchimento técnico de formulários e a estruturação de objetivos.
Essa capacitação é um convite para artistas, produtores, gestores de espaços culturais e todos aqueles que desejam se aprofundar na economia criativa e tornar suas iniciativas mais viáveis e impactantes. O Museu Ferroviário busca, assim, contribuir de forma significativa para o fortalecimento da cultura local e a promoção de um aumento na geração de projetos artísticos na região de Tubarão.
