Iniciativa de Limpeza Urbana em Presidente Prudente
A Prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e da Secretaria de Turismo (Setur), lançou o Programa “Adote Uma Lixeira”. O objetivo é incentivar empresários e cidadãos a colaborarem na limpeza urbana e no descarte adequado de resíduos, por meio da instalação de lixeiras em espaços públicos, como praças e parques. Em contrapartida, os participantes poderão divulgar suas marcas nas lixeiras.
Na área do Parque do Povo, já foram instaladas pelo menos seis lixeiras em locais estratégicos, incluindo em frente à Pizzaria Dona Oliva, ao Restaurante Guaíba, e nas esquinas das avenidas da Saudade e Manoel Goulart. Essa ação é um passo importante para a conscientização e o engajamento da comunidade nas questões ambientais.
Na manhã de sexta-feira (30), o secretário de Turismo, Wesley Cotini, fez uma vistoria na instalação de uma das lixeiras no parque, acompanhado da equipe da secretaria e da Secretaria de Mobilidade Urbana. Ele destacou que qualquer empresário tem a oportunidade de participar da ação. “É muito fácil, basta demonstrar interesse e preencher um cadastro simples, que será enviado para a Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, para nós. A prefeitura fornece todas as especificações e medidas da lixeira, permitindo que a empresa associe sua marca a uma ação crucial de conscientização ambiental e cuidado com a cidade”, explicou Cotini.
O decreto municipal nº 36.751/2025 detalha todos os aspectos relacionados à adoção das lixeiras urbanas. Os interessados devem preencher um formulário e seguir as orientações disponíveis neste link, pesquisando por “Adote uma lixeira”.
Wilson Portella Rodrigues, secretário de Meio Ambiente, enfatizou a relevância dessa iniciativa para envolver a comunidade em ações que beneficiem a todos. “A proposta é convidar os empresários a se engajarem nesse movimento de cuidado com a cidade, que promove a preservação do meio ambiente, a limpeza urbana e o combate ao descarte irregular de resíduos”, afirmou Rodrigues.
