A Presença do Brasil na Fitur 2026
A Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur) encerrou sua edição de 2026 no último domingo (25.01), atraindo uma multidão e promovendo intensamente os países participantes. O Brasil, com um estande vibrante, destacou sua diversidade de destinos, oferecendo uma experiência rica a todos os perfis de turistas. Situado no Pavilhão das Américas, o espaço de 315 m² foi uma verdadeira celebração da cultura brasileira, com elementos de artesanato e uma gastronomia de dar água na boca.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, marcou presença na abertura do estande e ressaltou o ótimo momento do turismo no Brasil. “Recentemente, atingimos um recorde histórico na entrada de visitantes estrangeiros: nove milhões e duzentos mil em 2025. Esse resultado é fruto de ações concretas do governo do presidente Lula, que priorizou o turismo em sua administração, além do trabalho incessante da Embratur e do Ministério do Turismo. Provamos que, com seriedade e promoção estratégica, o mundo está realmente desembarcando em solo brasileiro”, afirmou.
Expositores e Diversidade Turística
O estande brasileiro contou com a participação de 32 expositores, representando uma variedade de destinos e empresas do setor. Seis estados brasileiros também tiveram estandes próprios: Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Paraná, Ceará e Pernambuco. “Nosso estande é um convite aberto para que o mundo venha conhecer nosso país. Aqui, mostramos alguns dos nossos principais destinos e a variedade de atrativos turísticos, além da hospitalidade do nosso povo, sempre de braços abertos”, destacou o ministro.
Encontros na ONU Turismo e Sustentabilidade
Durante a Fitur, Feliciano também se encontrou com a nova secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Al Nowais, e assumiu a presidência do Conselho Executivo da entidade para 2026. No encontro, ele destacou a sustentabilidade e a democratização do turismo como prioridades, propondo incentivos ao turismo rodoviário e ferroviário para promover a descoberta do Brasil por mais pessoas.
Além disso, o ministro se reuniu com diretores da ONU Turismo para discutir ações e parcerias que possam fomentar ainda mais o turismo no país. “O Brasil teve um crescimento impressionante na chegada de turistas internacionais, de 37%, e esta conversa é essencial para alinharmos estratégias que garantam a continuidade desse crescimento. A ONU Turismo é uma parceira fundamental nessa missão”, ressaltou Heitor Kadri, diretor regional do escritório da entidade no Brasil.
Reuniões Bilaterais e Fortalecimento do Destino América do Sul
Na Fitur, a agenda do ministro incluiu reuniões bilaterais com os ministros da Argentina e do Chile, Daniel Scioli e Verónica Pardo, respectivamente. O foco foi o fortalecimento do turismo na América do Sul nos mercados internacionais. Argentina e Chile foram os principais emissores de turistas ao Brasil em 2025, contabilizando 4.188.744 visitantes. “Desenvolver nossa região de maneira integrada é essencial para alcançarmos mercados mais distantes, como o asiático, aumentando assim nossa competitividade frente a outros destinos”, avaliou Feliciano.
Adicionalmente, o ministro se encontrou com os ministros da Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu i Boher, e dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla bin Touq Al Marri, para discutir a ampliação da conectividade aérea entre os países e a promoção de eventos. Entre as ações propostas, destaca-se a divulgação dos festejos juninos brasileiros como um atrativo turístico.
