Evento Aberto à Comunidade
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú dará início ao primeiro Encontrão da Cultura do ano nesta terça-feira, 13 de janeiro, às 19h, no Teatro Bruno Nitz. O evento tem como foco profissionais de fotografia, artes visuais e audiovisual, mas é aberto a todos os interessados em contribuir com sugestões para a elaboração do novo Plano Municipal de Cultura, que irá vigorar pelos próximos dez anos.
O presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder, informou que estão programadas quatro edições temáticas em janeiro e fevereiro, além de seis encontros regionais que ocorrerão em diferentes bairros da cidade. Todos esses encontros serão acessíveis à população.
“É muito importante iniciarmos esse processo de escuta presencial para a construção do novo Plano Municipal de Cultura. Este momento não é apenas para artistas e produtores culturais, mas também para toda a comunidade que deseja sugerir políticas culturais para seu bairro”, destacou Allan, ressaltando a relevância da participação popular.
Programação dos Encontrões
Os Encontrões da Cultura serão divididos entre temáticos e regionais, conforme a programação abaixo:
- Encontrões Temáticos – Teatro Municipal Bruno Nitz:
- Fotografia, audiovisual e artes visuais (13/01), às 19h
- Teatro, dança e artes populares (20/01), às 19h
- Artesanato, cultura alimentar e patrimônio (10/02), às 19h
- Literatura e música (24/02), às 19h
- Encontrões Regionais – Locais a definir:
- Praias Agrestes (10/03)
- Barra e São Judas (17/03)
- Nova Esperança (24/03)
- Vila Real, Iate Clube e Municípios (31/03)
- Centro e Estados (14/04)
- Nações, Ariribá e Praia dos Amores (21/04)
Além das reuniões presenciais, Allan também destacou a importância do formulário online, que está disponível para todos que desejam contribuir com sugestões para o novo plano. Essa consulta pública, que começou em dezembro de 2023, foi desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal de Cultura. O documento norteador do novo Plano Municipal pode ser acessado por meio do link disponibilizado para a população.
