Formação de Agentes Populares de Saúde
O Ministério da Saúde, em colaboração com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), anunciou um novo edital voltado para o Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A chamada pública, que ficará aberta até o dia 18 de janeiro, tem como missão selecionar movimentos sociais e populares para a formação de 450 turmas em 17 estados da Federação.
O edital prevê uma bolsa mensal de R$ 2,5 mil para os educadores e R$ 560 para os educandos, visando auxiliar nas despesas de deslocamento e outras necessidades durante o curso. Cada turma será composta por um educador e 20 alunos, totalizando um potencial de 9 mil beneficiários em todo o país.
A distribuição das turmas nos diferentes estados será realizada com base em critérios de equidade, priorizando regiões que enfrentam maiores índices de pobreza, que possuem um impacto social significativo e que abrigam uma população mais vulnerável. O curso será disponibilizado em 17 unidades da Federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.
