Avanços na Segurança em Pernambuco
Pernambuco encerrou 2025 com a menor taxa de homicídios desde que começou a série histórica em 2004. Essa informação foi revelada pelo secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, durante uma entrevista ao Blog do Carlos Britto. De acordo com ele, entre janeiro e novembro do ano passado, a taxa de homicídios no estado foi de 32,6 mortes por 100 mil habitantes, um resultado consideravelmente melhor do que o alcançado em 2013, quando o programa ‘Pacto Pela Vida’ registrou 34,1 homicídios por 100 mil habitantes.
Apesar do desempenho positivo, Carvalho enfatizou que ainda há muito a ser feito. “Estamos trabalhando para que esse número caia ainda mais”, observou. Além dos homicídios, o secretário também chamou atenção para a diminuição de crimes violentos contra o patrimônio, como os roubos. Desde que a série histórica começou em 2011, o estado teve um pico de 101 mil roubos em 2017, mas a situação vem melhorando drasticamente. “Em 2024, registramos o menor número de roubos no estado, com 33 mil ocorrências, o que representa um terço do que foi registrado em 2017. Temos uma redução de 10% nos homicídios e de 16% nos crimes violentos contra o patrimônio este ano”, destacou.
Investimentos em Segurança Pública e Concursos
O desempenho positivo na segurança pública, conforme ressaltou o secretário, é resultado dos esforços da governadora Raquel Lyra em melhorar a infraestrutura das instituições. Isso inclui investimentos em equipamentos, como pistolas e coletes, além de sistemas de inteligência. Contudo, o grande destaque, segundo Carvalho, foi a “coragem da governadora” em promover o maior concurso público de segurança e defesa social na história do estado.
No total, mais de 7 mil novos policiais e bombeiros foram recrutados, com cerca de metade já formada e em atividade, enquanto a outra parte está em processo de formação. As formaturas da Polícia Científica, Polícia Militar e Polícia Civil estão previstas para fevereiro, maio e junho, respectivamente, além da chegada de novos bombeiros até o final do ano.
Feminicídios em Petrolina: Uma Redução Significativa
Outro ponto de destaque na entrevista foi a situação dos feminicídios em Petrolina, onde a redução foi de 80% quando comparado 2025 a 2024. Nos últimos dois anos, a cidade registrou cinco feminicídios, mas no ano passado ocorreu apenas um. “Infelizmente, em 2025 houve uma perda, e o ideal seria que nenhuma mulher fosse vítima desse crime”, lamentou Carvalho. Ele também destacou que, apesar do cenário positivo em Petrolina, o estado como um todo tem visto um aumento nos casos de feminicídio, um reflexo do que acontece em todo o país.
Mais positivamente, o secretário garantiu que nenhuma mulher que solicitou medida protetiva no estado foi assassinada em 2025. Ele fez um apelo a todas as vítimas de violência de gênero para que registrem suas queixas nas delegacias. Caso isso não seja suficiente, a medida protetiva pode ser solicitada. “Em situações mais extremas, o agressor pode ser obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica, enquanto a mulher pode ter um dispositivo de segurança portátil, que se assemelha a um celular, para acionar em caso de emergência”, explicou.
Carlos Carvalho também apresentou outros dados positivos referentes a Petrolina, como a redução de homicídios contra mulheres, além de uma diminuição nos furtos de veículos e uma queda de 30% nos roubos em geral.
