Segurança Redobrada nas Festas de Fim de Ano
Com a aproximação das festividades de Réveillon, o Governo do Amazonas está intensificando suas ações de segurança para garantir a tranquilidade da população. O planejamento inclui a mobilização de aproximadamente 1.400 policiais, conforme anunciou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva. Essa força de segurança é composta por 500 alunos soldados em fase de formação, 200 alunos oficiais e tropas de policiamento especializado, além de efetivo administrativo que contribuirá para a operação.
A atuação da Polícia Civil do Amazonas também será reforçada durante as celebrações, com a designação de 37 policiais civis para os dias 30 e 31 de dezembro. A principal área de operação será a Ponta Negra, onde uma Delegacia Móvel estará presente para atender às demandas da comunidade. Além disso, as equipes estarão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), potencializando a coordenação das ações de segurança.
As Centrais de Flagrante, a Base Virtual e as delegacias do estado funcionarão em regime de plantão 24 horas, assegurando atendimento contínuo à população. Isso inclui os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) 1º, 6º, 14º e 19º, assim como Delegacias Especializadas como a DECCM, Plantão de Vulneráveis (PLV), Deaai e DEHS, todas elas em operação ininterrupta. Também estarão disponíveis unidades especializadas em casos de roubos, furtos e crimes contra turistas, permitindo que ocorrências sejam registradas de maneira eficiente. Os cidadãos poderão ainda fazer registros pela Delegacia Virtual.
De acordo com o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, o trabalho ao longo do ano resultou em uma redução significativa nos índices de criminalidade, incluindo homicídios e roubos. “Planejamos uma operação em conjunto com a Polícia Militar, visando fortalecer as Centrais de Flagrantes, que estarão abertas com efetivo dobrado. Policiais convocados fora de serviço também irão atuar nessa fase de fim de ano para garantir a segurança da população”, destacou Torres.
