Reconhecimento ao Martagão Gesteira
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve no Hospital Martagão Gesteira, localizado em Salvador (BA), nesta última quinta-feira (19). Durante a visita, ela foi recebida por Rosina Bahia, presidente de honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade responsável pela gestão do hospital.
Referência em tratamento oncológico e medicina pediátrica, o Hospital Martagão Gesteira realiza anualmente cerca de 500 mil atendimentos, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo 27 especialidades médicas. Este hospital tem sido um verdadeiro acolhimento para milhares de famílias, proporcionando não apenas tratamento, mas também serviços de saúde de alta qualidade.
Rosina Bahia expressou sua gratidão pela presença da ministra: “É uma honra e uma felicidade muito grande para nós receber a ministra em nosso Hospital, ela que é uma pessoa da nossa terra, é tão solidária à nossa causa e nos ajuda bastante”.
Ações que vão além da medicina
Em sua fala, a ministra parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Martagão Gesteira e destacou que a instituição realiza ações que transcendem os procedimentos médicos. Um exemplo é o Coral Vozes da Vida, formado por pacientes e ex-pacientes oncológicos da unidade. “Uma atividade cultural também é promoção de saúde. É algo que auxilia na recuperação e ajuda a pessoa a crescer”, destacou Margareth.
Nos 60 anos de sua história, o Martagão Gesteira tem atendido crianças e adolescentes não apenas da Bahia, mas também de outros estados, oferecendo possibilidades de tratamento e cura em áreas de alta complexidade como oncologia, neurologia e cardiologia, entre outras. O trabalho realizado na unidade é fundamental para garantir a saúde de jovens pacientes e suas famílias, refletindo a importância de instituições como essa na rede pública de saúde.
