Orientações Práticas para o Cuidado em Saúde Mental
Agência FAPESP – O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em colaboração com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), apresentaram um novo recurso: o “Guia Rápido de Avaliação, Intervenção e Encaminhamento de 15 Situações de Saúde Mental na Atenção Primária”. Este material foi desenvolvido especialmente para profissionais da saúde e visa facilitar a condução de casos comuns, proporcionando orientações práticas sobre o reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diversas demandas.
O CISM, um dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, está localizado na Universidade de São Paulo (USP), contando ainda com o apoio das universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Essa publicação resulta do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental”, que buscou capacitar profissionais da Atenção Básica na cidade de Jaguariúna (SP). O projeto incluiu 18 aulas remotas, realizadas semanalmente, abordando temas relevantes para o contexto da saúde mental.
Com um total de 82 páginas e organizado de maneira didática, o guia aborda, de maneira sistemática, desde condições comuns na infância e adolescência, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e atrasos no desenvolvimento, até problemas que afetam a população adulta. As 15 situações mais frequentes no atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são apresentadas com clareza.
“Os temas abrangem desde quadros frequentes na infância e adolescência, como desatenção e irritabilidade, até condições prevalentes na vida adulta, como ansiedade”, explica a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do guia.
O guia completo pode ser acessado online em: mailchi.mp/cism/guiarapido. Para aqueles que preferem uma versão impressa, a solicitação pode ser feita através do e-mail comunicacao@cism.org.br.
