Benefícios do Chapéu de Palha 2026
Iniciou nesta segunda-feira (26) o cadastramento para o programa Chapéu de Palha 2026, destinado a trabalhadores da fruticultura irrigada e da pesca artesanal do Sertão de Pernambuco. O processo começou na cidade de Petrolina e prosseguirá até o dia 6 de fevereiro, abrangendo diversos municípios da região. Os beneficiários da fruticultura poderão contar com um valor de R$ 373,08, enquanto os pescadores receberão R$ 387,94.
Para ser elegível ao benefício na fruticultura irrigada, o trabalhador deve ter mais de 18 anos, residir nos municípios contemplados e apresentar, no último contrato da carteira de trabalho digital, comprovação de atividade na área. É importante ressaltar que não é permitido estar recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS.
Condições para a Pesca Artesanal
No caso da pesca artesanal, é necessário comprovar o exercício exclusivo da atividade nos últimos 12 meses, apresentando o registro geral da pesca (RGP) e outros documentos pertinentes. Além disso, trabalhadores que estão desempregados devido à entressafra ou ao período de defeso, com idades entre 18 e 29 anos, também podem se cadastrar, desde que atendam aos critérios do programa.
Para realizar o cadastro, os interessados devem levar alguns documentos, como o comprovante do PIS ou NIS, RG, CPF, comprovante de residência e a carteira de trabalho digital, que deve ter sido expedida até 30 dias antes da data do cadastramento, além do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado.
Pontos de Cadastramento em Petrolina
No município de Petrolina, os trabalhadores poderão se inscrever das 8h às 17h em qualquer um dos seis polos de cadastramento disponíveis:
- 26 e 27 de janeiro: Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos – Vila NS1, sn, Bebedouro.
- 26 a 30 de janeiro: Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade – N10 – Projeto Senador Nilo Coelho.
- 26 a 30 de janeiro: Escola Municipal João Nunes – Rua projetada, s/n Maria Tereza, Km 25.
- 26 a 30 de janeiro: Escola de Referência de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida – Vila Nossa Senhora Aparecida, s/n, Rural N4.
- 26 a 30 de janeiro: Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa – Avenida São Francisco, s/n, Areia Branca (inscreve também para PESCA).
- 28 a 30 de janeiro: Escola Municipal Félix Manoel dos Santos – Avenida Principal, s/n, Tapera.
Pontos de Cadastramento no Sertão
Os pontos de cadastramento no Sertão também estão definidos para atender os trabalhadores:
Fruticultura:
- Belém do São Francisco: 2 e 3 de fevereiro – STR Belém de São Francisco – Av. Coronel Jerônimo Pires, 1124 – Centro.
- Lagoa Grande: 2 a 6 de fevereiro – Escola Estadual Dom Helder Câmara – Avenida Principal, s/n, Vermelhos; Erefem Antônio de Amorim Coelho – Rua Vasco da Gama, s/n, Chafariz.
- Santa Maria da Boa Vista: 2 e 3 de fevereiro – STR Santa Maria da Boa Vista – Rua Joaquim Nabuco, nº 229, Centro.
- Orocó: 4 de fevereiro – STR Orocó – Av. Professor Ulisses de Novaes, nº 56, Centro.
- Cabrobó: 5 de fevereiro – STR Cabrobó – Avenida José Gomes de Andrade, nº 4, Centro.
Pesca:
- Araripina: 2 de fevereiro – Casa Paroquial – Rua Antônio Gomes de Sá, s/n, Lagoa do Barro.
- Belém do São Francisco: 2 e 3 de fevereiro – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Av. Coronel Jerônimo Pires, nº 1124, Centro.
- Santa Maria da Boa Vista: 2 e 3 de fevereiro – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Rua Joaquim Nabuco, nº 229, Centro.
- Parnamirim: 3 de fevereiro – Colônia de Pescadores – Rua Moíses Gonçalves Lima, s/n, Centro.
- Serrita: 3 de fevereiro – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Rua Barbosa Lima, nº 304, Centro.
- Lagoa Grande: 4 de fevereiro – Colônia de Pescadores – Z-39 – Avenida Central do Açude Saco II, s/n, Açude do Saco.
- Cabrobó: 5 de fevereiro – Colônia de Pescadores – Lago de Itaparica – Z13 – Avenida São Francisco, nº 598, Centro.
Os interessados podem conferir o cronograma completo no site da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE).
