Transporte Adaptado para Inclusão Social
O Governo de Pernambuco, por meio do programa PE Conduz, está garantindo o transporte adaptado para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas e que realizam tratamentos contínuos de saúde. Essa ação abrange diversas localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), incluindo Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, oferecendo aos usuários a oportunidade de participar de várias rotas de lazer durante o período das festas de fim de ano.
Nos sábados, dias 20 e 27 de dezembro, a rota do PE Conduz leva os usuários até o Natal Luz de Garanhuns, um dos maiores eventos natalinos do Nordeste. Com vans adaptadas provenientes de municípios da RMR, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Arcoverde, o programa assegura um deslocamento seguro, confortável e acessível, permitindo que todos possam desfrutar das festividades.
Lídia Rocha, mãe de Dário Nathan, uma criança que usufrui do PE Conduz, ressaltou a importância da iniciativa. Para ela, “as rotas de lazer do PE Conduz são essenciais, pois as crianças não apenas associam o programa aos tratamentos de saúde, mas também ao lazer. Conhecer novas cidades e lugares é uma experiência muito gratificante!”
Promoção da Inclusão e Acessibilidade
A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueiredo, apresentou a visão do Governo sobre a inclusão e as experiências culturais proporcionadas pelo programa. “O Natal é um momento de celebração, encontro e afeto. As rotas de lazer do PE Conduz permitem que nossos usuários vivenciem essas experiências culturais com dignidade, autonomia e participação social, promovendo a inclusão em todo o estado”, afirmou.
Além da rota para Garanhuns, no dia 23 de dezembro, a ação também promoveu transporte para o Baile do Menino Deus, recebendo usuários de Recife, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Caruaru e Timbaúba. Em Petrolina, outra rota especial de fim de ano leva os usuários do PE Conduz a visitar os principais pontos turísticos da cidade, que estão decorados para as festividades natalinas. Neste ano, o programa contabilizou cerca de 85 mil rotas de saúde e lazer, um crescimento significativo que acompanha a aquisição de novas vans através do projeto Pernambuco Acessível.
Direito ao Lazer e à Cultura
Marcos Gervásio, superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, enfatizou a relevância da ação. “O acesso à cultura e ao lazer é um direito fundamental. Com essas rotas especiais de Natal, o PE Conduz reafirma o papel do transporte acessível como uma ferramenta de cidadania, conectando as pessoas às grandes celebrações e tradições pernambucanas”, disse.
