Aumento Significativo no Cadastro de Serviços Turísticos
O governo do Acre tem trabalhado em parceria com a administração federal para aumentar a visibilidade do turismo na região. Uma das iniciativas mais impactantes é o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), desenvolvido pelo Ministério do Turismo. A Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) tem promovido a expansão e a utilização dessa plataforma em todo o território acreano.
Esse sistema integra tanto pessoas físicas quanto jurídicas que operam na cadeia produtiva do turismo no Brasil, com o intuito de organizar, formalizar e aumentar a visibilidade dos serviços oferecidos. Além disso, o Cadastur busca fortalecer a confiança dos visitantes e melhorar a qualidade do atendimento.
Com esta ferramenta, empreendimentos e profissionais passam a integrar uma base nacional, o que facilita o acesso a políticas públicas, programas de qualificação, financiamentos e ações promocionais.
Priscila Fernanda Brito, chefe da Divisão do Cadastur da Sete, esclarece que o cadastro é dividido entre obrigatórios e facultativos. “Os meios de hospedagem, agências de viagens, guias de turismo e transportadoras turísticas precisam ter cadastro obrigatório. Já os não obrigatórios, mas que são igualmente relevantes para o setor, incluem restaurantes, bares, cafeterias e locadoras de veículos turísticos”, explica Priscila.
Ações para Fortalecer a Cadeia Produtiva
Ao longo de 2025, diversas iniciativas foram realizadas para fortalecer a cadeia produtiva do turismo no Acre, com atividades voltadas para os municípios das regiões do Alto Juruá e Baixo Acre. “Essas ações contribuíram diretamente para o crescimento no número de cadastros e para a consolidação do sistema no Acre”, afirma Priscila.
Os empreendedores que desejam regularizar suas atividades podem fazer o cadastro diretamente pelo site do Cadastur. Após a inscrição, os negócios recebem um selo de confiabilidade, que aumenta a visibilidade e a credibilidade dos serviços, permitindo que turistas de todas as partes do mundo conheçam e selecionem empreendimentos formalizados e seguros.
Testemunhos de Empreendedores sobre o Cadastur
Atualmente, o Acre conta com 574 empreendimentos devidamente regularizados pelo Cadastur, e só neste ano houve um expressivo aumento de 90% nos cadastros realizados e regularizados em toda a região. Um exemplo notável é o de Izanelda Magalhães, sócia-proprietária da Nãnê Sorvete Amazônico e do restaurante Jannu’s Bistrô. Ela destaca que a inclusão no sistema tem um impacto direto no fortalecimento e consolidação de seus projetos.
“O mais importante é que o turista tenha a segurança de estar em um estabelecimento cadastrado no sistema e saiba que se trata de uma atividade regularizada”, afirma Izanelda.
O espaço dela, que se dedica à venda de sorvetes, está localizado no Horto Florestal, um dos principais pontos turísticos da capital acreana. Para Izanelda, fazer parte do Cadastur significa mais visibilidade para o negócio, além de reforçar a qualidade e a credibilidade dos produtos que oferece.
“Se você está empreendendo na Amazônia, atuando em Rio Branco ou em outra cidade do Acre, não hesite em fazer seu cadastro, pois isso vai ajudar a dar mais visibilidade ao seu negócio”, encoraja Izanelda.
