Inovação em Robótica e Inclusão
Alunos da turma de robótica da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida, situada na zona rural de Petrolina, Pernambuco, deram um passo significativo ao transformar um desafio enfrentado por uma ex-colega em uma oportunidade para desenvolver uma solução acessível para mobilidade. O projeto, intitulado “Inclutec: Rodas Inteligentes – Horizontes Ampliados”, foi criado por um grupo de estudantes composto por Kennedy Silva, Wesley Oliveira, Rawan Leal, Tauane Brito, Kayky Silva e Bruno Silva, que projetaram uma cadeira de rodas automatizada, com um custo reduzido.
“Uma colega cadeirante e com deficiência visual enfrentava grandes dificuldades para se locomover. Foi então que os alunos foram desafiados a usar seus conhecimentos em Arduino, automação e robótica para criar uma solução que pudesse melhorar a qualidade de vida dela”, explica Gilmar Nascimento, professor e coordenador do projeto, destacando a relevância social da iniciativa.
Parceria e Tecnologia Acessível
O desenvolvimento da cadeira de rodas foi possível graças à parceria com o Núcleo de Extensão do campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE. O projeto utiliza tecnologias inovadoras como Arduino, sensores e componentes eletrônicos acessíveis, além do reaproveitamento de uma cadeira antiga e impressões 3D para as devidas adaptações. “Apesar das limitações, conseguimos transformar uma ideia em algo concreto, que pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Este projeto representa a realização de um sonho: ver algo que começou em sala de aula se tornar uma solução prática e acessível para a sociedade”, complementa o professor Gilmar.
Enquanto o custo médio de uma cadeira de rodas motorizada pode variar de R$ 14 mil a R$ 20 mil, a criação dos estudantes custou cerca de R$ 900, utilizando a estrutura de uma cadeira defeituosa. Embora o motor estivesse em bom estado, toda a parte elétrica e de automação exigiu um desenvolvimento cuidadoso por parte dos alunos.
Testes e Reconhecimento
A inspiração para o projeto, Maria Gleice, teve a oportunidade de testar a cadeira inovadora criada pelos jovens. Durante a avaliação, ela ficou emocionada ao saber que receberia o equipamento como presente, o que demonstra o impacto direto da inovação na vida das pessoas.
Os alunos que participaram do projeto fazem parte do Clube de Ciências Museu Pensar, criado na Escola Nossa Senhora Aparecida em 2019. Há cerca de dois anos, o clube mantém uma colaboração com o IFEduca 4.0, que tem promovido uma série de oficinas. Uma vez por semana, os alunos se dedicam ao aprendizado em diversas áreas, como modelagem 3D, programação, elétrica básica e inteligência artificial, sob a orientação de professores e alunos do instituto.
Conquista e Impacto Social
Recentemente, o projeto “Inclutec: Rodas Inteligentes – Horizontes Ampliados” foi premiado com o segundo lugar estadual na Jornada Estudantil 2025. Para o professor Pablo Leal, essa conquista representa não apenas uma validação do talento e dedicação da equipe do Museu Pensar, mas também um marco para o Núcleo IFEduca 4.0. “Esse reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, fortalecendo parcerias, levando tecnologia para as escolas públicas e incentivando nossos jovens a explorarem seu potencial criativo”, destaca Leal.
Essa história de inovação e inclusão social destaca como a educação e a tecnologia podem se unir para transformar realidades e promover o bem-estar. Os estudantes de Petrolina mostram que, com criatividade e colaboração, é possível desenvolver soluções que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.
