Reconhecimento do Prêmio Magda Soares
São Francisco de Itabapoana celebra mais uma conquista significativa na área da educação. Um projeto da professora Edilane Cardoso, da Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, foi classificado entre as dez melhores práticas na etapa estadual do Prêmio Magda Soares. A cerimônia de reconhecimento aconteceu na última segunda-feira (24) no Rio de Janeiro.
A professora Edilane apresentou a prática intitulada “Escrevendo Nossa História: Jornada de Leitura e Escrita do 5º ano”, que visa a recomposição das aprendizagens. O projeto foi concebido em resposta aos resultados do primeiro ciclo das avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), onde a turma enfrentou uma porcentagem de desempenho insatisfatória. Com isso, foi estabelecida uma meta ambiciosa: a leitura de textos e livros passou a ser uma atividade obrigatória em todas as aulas.
Leia também: Oficina de Criação Artística Transforma Poesia em Ação na Escola Municipal de Campos dos Goytacazes
Fonte: cidaderecife.com.br
Leia também: Solidariedade em Ação: Campanha Papai Noel nos Correios Beneficia Alunos de Matinha
Fonte: triangulodeminas.com.br
O método implementado pela professora incluiu práticas de leitura coletiva e individual, utilizando um microfone para estimular a participação dos alunos. “No que diz respeito à escrita, nossa abordagem focou na leitura das produções de cada aluno. A ideia era que eles se dessem conta das oportunidades de melhoria, levando-os a reescrever seus textos para aprimorá-los. Esse resultado revela o comprometimento das nossas escolas com o processo de aprendizagem e reforça que estamos na trajetória correta para construir uma educação pública cada vez mais qualificada, inovadora e dedicada ao desenvolvimento das crianças”, afirmou Edilane.
A relevância do prêmio foi enfatizada por Lilian Ricardo Gomes, articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Ela destacou que “estar entre as dez melhores práticas do estado do Rio de Janeiro atesta o empenho dos nossos profissionais e a seriedade do trabalho desenvolvido nas escolas. O Prêmio Magda Soares representa uma oportunidade de valorização da nossa rede. No próximo ano, estaremos ainda mais fortalecidos para ampliar nossas conquistas e mostrar a força da educação de São Francisco de Itabapoana”.
