A Trajetória de Mayra na Fiocruz Brasília
Meu nome é Mayra, sou paulista e morei por seis anos em Mato Grosso do Sul, onde me graduei em Medicina Veterinária. Sempre imaginei que meu futuro profissional estaria ligado à clínica de pequenos animais. Contudo, a vida é cheia de surpresas e novas direções.
No último ano da graduação, envolvi-me em um projeto de extensão multidisciplinar em parceria com uma ONG, que visava promover ações educativas na comunidade local. Realizamos palestras, jogos, apresentações artísticas e musicas para conscientizar os moradores de áreas periféricas sobre temas como educação, proteção ambiental, saúde e cidadania. A combinação de diferentes formações e experiências resultou em um trabalho com significativo impacto, trazendo um forte sentimento de gratidão e realização tanto pessoal quanto profissional.
Leia também: Teresópolis Receberá R$ 286 Milhões do BNDES para Sistema de Esgoto
Fonte: novaimperatriz.com.br
Leia também: Governo de Goiás Moderniza Acesso a Medicamentos com Notificações via WhatsApp
Fonte: odiariodorio.com.br
Essa vivência me fez perceber que a Medicina Veterinária vai muito além da clínica tradicional; é também um campo que promove a Saúde Única. Essa abordagem reconhece a interconexão entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. A partir deste entendimento, decidi buscar uma carreira que unisse os conhecimentos da Medicina Veterinária aos princípios da Saúde Única.
Quando fui selecionada para a primeira turma da Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília, uma nova oportunidade se apresentou. Durante minha residência, já atuei em várias frentes: na vigilância sanitária, fiscalizando comércios, restaurantes e farmácias, sempre acompanhada de um auditor; na vigilância ambiental, onde aprendi mais sobre zoonoses – doenças transmissíveis entre animais e humanos; e na vigilância epidemiológica, que envolve a coleta e análise de dados para entender as causas de aumentos ou diminuições em eventos de saúde, identificando padrões e tendências que orientam ações de prevenção e controle de doenças.
Leia também: MMA Intensifica Critérios Técnicos na Licença de Perfuração da Foz do Amazonas
Fonte: omanauense.com.br
Leia também: Anvisa Proíbe Venda de Azeite, Sal do Himalaia e Chá com Composição Desconhecida
Fonte: amapainforma.com.br
A experiência na Fiocruz não só ampliou minha compreensão sobre o papel da Medicina Veterinária na saúde pública, mas também reafirmou meu compromisso em contribuir para um sistema de saúde mais integrado, humano e eficiente. Para mim, ser uma veterinária com uma visão ampliada é motivo de orgulho. Com esse olhar, desejo seguir atuando, aprendendo e transformando realidades.
A iniciativa “Dê Letras à Sua Ação” visa disseminar artigos escritos por colaboradores e estudantes da Fiocruz Brasília, abordando iniciativas relacionadas aos seus trabalhos ou dos colegas. Os relatos são de responsabilidade de seus autores.