Debatendo o Futuro da Medicina em um Mundo Digital
No cenário atual, a presença da tecnologia na medicina se intensifica com inovações como a telemedicina e a cirurgia robótica. No entanto, o impacto dessas inovações vai muito além das ferramentas utilizadas. Para discutir as recentes evoluções tecnológicas na saúde, o Conselho Federal de Medicina (CFM) organiza, no dia 26 de novembro, o “I Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde e Medicina” na sua sede em Brasília. O evento é voltado para médicos e profissionais envolvidos com tecnologia.
“As novas tecnologias têm, sem dúvida, contribuído para a melhoria da assistência médica à população. Contudo, é imprescindível que as questões éticas e normativas estejam alinhadas a essas inovações. Também é vital refletirmos sobre como os avanços futuros podem impactar a relação entre médicos e pacientes”, destaca Hideraldo Cabeça, 1º secretário do CFM e coordenador do setor de Informática da entidade.
Leia também: I Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde: Avanços e Desafios na Medicina
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Novo Teatro em Hotel de R$ 1,6 Bilhão na Serra Gaúcha Promete Revolucionar o Entretenimento
Fonte: vitoriadabahia.com.br
A programação do Fórum se inicia com a conferência “O uso da tecnologia em saúde e seu impacto no exercício da medicina”. Na sequência, um painel intitulado “Desafios éticos da saúde digital” abordará tópicos como “Limites da tecnologia na interação médico-paciente”, “Impacto da telemedicina na humanização do atendimento” e “Como equilibrar inovação e ética na prática médica?”.
O próximo painel focará na formação do médico na Era Digital, discutindo a inclusão de competências digitais no currículo médico, como garantir o ensino da tecnologia sem perder a essência da medicina e as perspectivas futuras para a profissão. Outro ponto importante é a utilização da inteligência artificial (IA) no diagnóstico e na tomada de decisões clínicas.
Durante a manhã, o último painel temático abordará “Segurança de Dados e LGPD na Saúde”, com subtemas que incluem “Proteção de dados: ética e privacidade”, “Interoperabilidade dos sistemas e prontuário eletrônico” e “Compartilhamento de dados na Saúde Suplementar”.
A programação da tarde começará com a conferência “Saúde conectada: integração, informação e inteligência a serviço do paciente”. Na sequência, o painel “Inovação na saúde: realidade e futuro” discutirá temas como “IA e inovação: impacto na gestão da saúde”, “Cirurgia Robótica”, “Uso de Avatares na medicina” e as “Tecnologias emergentes em saúde”.
Por fim, o último painel do 1º Fórum de Saúde Digital do CFM trará como tema geral “O futuro da saúde digital no Brasil”, onde representantes do legislativo, judiciário, executivo e do CFM compartilharão suas visões sobre a aplicação de novas tecnologias na área da saúde.
“O Fórum reunirá médicos, instituições de saúde, agências reguladoras e empresas de tecnologia, além de especialistas internacionais. O objetivo é discutir questões que impactam o cotidiano dos médicos e tendências que poderão influenciar a profissão no futuro”, conclui Hideraldo Cabeça.
