Uma Viagem Digital pela Cultura de MS
A colaboração entre a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e a Senac Hub Academy resultou na criação do jogo “Economia Quativa”. Esta plataforma interativa oferece ao público uma maneira lúdica e digital de explorar a diversidade cultural, as belezas turísticas e as expressões criativas de Mato Grosso do Sul. Disponível no site oficial da Setesc, na seção MS+Criativo, o game promete encantar jogadores de todas as idades.
Desenvolvido por alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais no Senac Hub Academy, este projeto surgiu como parte de uma iniciativa da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc. O objetivo é estreitar a relação entre jovens talentos da área de tecnologia e as ricas manifestações culturais e econômicas que moldam a identidade sul-mato-grossense.
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No game, os jogadores embarcam em uma jornada inspirada no famoso Trem do Pantanal, guiados por um adorável quati, um símbolo da fauna local e do calor humano que caracteriza o estado. Durante a aventura, os usuários visitam cidades e cenários icônicos de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Ao longo do caminho, eles têm a oportunidade de descobrir expressões artísticas, celebrar festas populares e explorar pontos turísticos que são a cara do estado.
A proposta é apresentar, de forma interativa e educativa, como a economia criativa se manifesta na vida das pessoas, integrando elementos da cultura, turismo, arte, gastronomia e inovação. “O jogo Economia Quativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da cultura. Quando aproximamos os talentos criativos de nossas instituições de ensino das políticas públicas da Setesc, geramos resultados que inspiram e educam. Este jogo é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de melhor”, afirma Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.
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Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, acrescenta que o game vai além de um simples produto digital. “Com esta parceria, buscamos criar um jogo que transmita as riquezas e singularidades de nosso estado. Através de uma abordagem envolvente, queremos destacar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. O projeto se alinha às tendências de inovação por meio da gamificação, e os alunos foram responsáveis por desenvolver narrativas, personagens e cenários inspirados em nossas tradições culturais. Essas colaborações são essenciais para promover e valorizar nossa cultura por meio da tecnologia”, enfatiza a superintendente.
Os alunos envolvidos no desenvolvimento do jogo tiveram a chance de experimentar todas as fases desse processo criativo: desde a concepção do roteiro até a criação de personagens, design de cenários, programação e testes. O trabalho incluiu pesquisas de campo, garantindo que as referências regionais fossem autênticas e fortalecendo a percepção dos estudantes sobre a importância da cultura local.
O jogo “Economia Quativa” pode ser acessado gratuitamente no portal institucional da Setesc, especificamente na seção MS+Criativo. Esta página não só apresenta informações sobre o projeto, mas também oferece um link direto para que os usuários joguem online.
O lançamento oficial do game está programado para ocorrer durante o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, que acontecerá no dia 5 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado em Campo Grande.